P.N.L. - Programação Neuro Linguística

Pensamento Positivo: Uma Ferramenta para o Autocontrole

Publicado em 04/03/2019 10:03:02

Pensamento Positivo: Uma Ferramenta para o Autocontrole Conteúdo

Aqui no Pense Sempre Positivo você, caro leitor, acompanha conteúdos que lhe recomendam o pensamento positivo. Hoje vamos conhecer a ferramenta mais moderna na área de comportamento humano e o que ela tem a nos dizer sobre este assunto.

Piloto automático

Você já reparou que grande parte do dia parece que vivemos no piloto automático? Na grande maioria das nossas ações, simplesmente acontecem sem que a gente realmente preste atenção e decida conscientemente a melhor forma de executá-las. Pense num simples café da manhã. É provável que você tenha comido hoje a mesma coisa que costuma comer todos os dias. Certamente você não parou para pensar e decidir conscientemente o que iria comer. Simplesmente por ser uma decisão que já foi tomada no passado e que pode simplesmente ser repetida, você faz de forma inconsciente. Agora, caso você tenha tomado algo nesta refeição, pense quantas vezes levou a xícara ou copo até a boca. Será que você parou para escolher quantos mililitros de líquido seriam ingeridos por gole? Será que ao menos você prestou atenção em quantas mastigadas deu em cada pedaço de pão? Coisas muito simples nos ajudam a perceber que agimos muito no piloto automático, mas nas coisas grandes também. É como, por exemplo, quando seu colega diz que seu trabalho está feito errado e você reage gritando com ele. Se você tivesse pensado a respeito, talvez teria respondido de maneira mais calma ou até mesmo ignorado.

Como isso acontece?

Para que nossas reações sejam muito rápidas e muito precisas (mesmo que as vezes indesejadas), nosso cérebro conta com um complexo sistema de “software”, ou seja, espécies de programas que são executados todas as vezes que precisamos de alguma “função” específica. São estes programas que dão origem à Programação Neurolinguística. Estudar como estes programas são criados e alterados naturalmente na nossa vida, nos permite poder criar novos programas e alterar os que já temos.

E o pensamento positivo?

Segundo os estudos da PNL, quando você pensa com intensidade e qualidade em alguma coisa, você pode criar ou alterar programas já existentes em sua mente. Ou seja, ao pensar em algo, seja bom ou ruim, você está preparando seu cérebro para agir com congruência de acordo com aquele pensamento. Assim, se você pensa repetidamente e com intensidade que é uma pessoa calma, quando alguém falar algo que te aborreça, dificilmente você perderá a cabeça e xingará esta pessoa. Existe uma técnica da PNL que nos ajuda a “instalar” programas desejados, a Ponte para o Futuro, que é basicamente pensar positivo! Há muito mais que pode ser abordado sobre este assunto dentro da PNL, porém, já vimos neste artigo como esta ferramenta poderosa respalda a importância de pensar positivamente.

Master Trainer de P.N.L. Rafael Rocha



Fonte: Master Trainer de P.N.L. Rafael Rocha





Comentarios